quarta-feira, 18 de março de 2009

A EDUCAÇÃO DE MARCELANDIA INVESTE EM PROFISSIONAIS.

A escola quando recebe clientela com necessidades educacionais especiais, precisa reconhecer e considerar as diferenças nas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos seres humanos, e enriquecer seu conhecimento do processo educacional.
A educação escolar, ao considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial para a aprendizagem, atende às necessidades singulares de determinados alunos, analisa as possibilidades de aprendizagens de cada um e avalia a eficácia das medidas adotadas.

Levando em consideração a vida diária de um professor, deparando-se com crianças que têm dificuldades em aprender, muitas vezes se sente impossibilitado quando se defronta com tais obstáculos
Ao analisar este contexto, a Secretaria de Educação de Marcelandia, sentiu a necessidade de investir em Profissionais Especializados e Curso de Formação para dar suporte ao professor nesse processo.

Conta com os trabalhos de duas psicólogas, Magda e Alexandra. A Secretaria procurou valorizar o trabalho dos psicopedagogos, inicialmente com escola Castro Alves com os trabalhos da Professora Lourdes que é especialista em Psicopedagogia, dando oportunidade a exercer o seu papel na educação. A Alexandra (psicóloga) atuará como psicopedagoga também , atendendo as escolas municipais. Nesse sentido, acredita-se que o profissional que atua em Psicopedagogia pode ser muito importante tanto na prevenção quanto no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, pois somente conhecendo o ser humano em sua natureza própria, nas relações entre seus membros constitutivos e o mundo é que pode-se conseguir uma aproximação com a criança.
A Secretaria também contratou uma fonoaudióloga para fazer parte desta equipe.
O objetivo da contratação desses profissionais é subsidiar os professores para atuarem com eficácia na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; Prestar orientação aos professores, atentando-os sobre a importância de planejar conteúdos; Orientar para que os professores respeitem os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; Realizar a mediação para a adoção de metodologias diversas e motivadoras.
Para acompanhar a alimentação saudável conta com a nutricionista Alessandra que acompanha desde 2008, os alunos na observação do cardápio, peso adequado e orientações nutricionais aos estudantes e merendeiras das escolas.
Cada escola também conta com uma equipe de dois coordenadores; um das séries iniciais e outro das séries finais e articuladores para acompanhar os alunos com atendimentos diferenciados de acordo com suas necessidades.


Os pais podem buscar os serviços desses especialistas nas escolas municipais para obter ajuda na orientação da melhor maneira de ajudar seus filhos quando apresentarem dificuldades nos estudos.

Os estudantes das escolas Castro Alves e Santa Terezinha terão aulas de natação na piscina, com profissional da área, com o objetivo de tornar a escola atraente e valorizar a formação integral dos estudantes.

Todo esse investimento em prol de melhor atender a população de Marcelandia, e o resultado de uma boa formação, na maioria das vezes, resulta em qualidade de vida.

A Secretária de Educação Sirleni Juliani “Acredita no trabalho da equipe de profissionais que atuam na educação de todo o município e com espírito de união o resultado será positivo.”
Acredita que sua missão é fazer com que a Educação realmente seja com qualidade e para isso não mede esforços e com a ajuda do Prefeito Adalberto o ano de 2009, promete ser melhor.

Redação: Marinez Andreolla da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário